terça-feira, 18 de outubro de 2016

Dica para fazer com as crianças em dias de chuva




Oi Gente!!!
Mais alguém em desespero aí com esses dias chuvosos e mudança de horário? Eu estou me vendo maluca com minhas duas picorruchas presas dentro de casa..Até a Gigi de 1 aninho vai pra porta e começa a gritar "passiáááá" hahahaha...Não sei vocês, mas eu morrooooo de vontade de comer uma gordice em dia de chuva!! (Sim, nutri tb curte uma gordice de vez em quando!! hahaha). Mas e por que será que temos este desejo tão grande de gordice nesses dias feios e cinzas? A resposta é: Neurotransmissores! Hein?? Que palavrão é esse Ellen?? Calma que eu explico! Todas as ações do nosso cérebro são comandadas através de impulsos químicos que são gerados a partir de substâncias chamadas de neurotransmissores, inclusive o bem estar. A sensação de bem estar é regulada por um neurotransmissor chamado de serotonina. Em dias cinzentos, nosso corpo tem dificuldade em liberar a serotonina e acabamos nos sentindo um pouco "pra baixo." Automaticamente e instintivamente vamos atrás de algo que possa nos auxiliar na liberação deste neurotransmissor e nosso corpo instintivamente sabe que carboidratos fazem isso...Ta aí o motivo pelo qual em dias de chuva sentimos tanta vontade de atacar uma panela de brigadeiro por exemplo. O problema é que quando consumimos essas gordices cheias de carboidratos refinados, estes carboidratos dão um boom de glicose na corrente sanguinea, aumentando rapidamente a insulina que vai lá e capta essa glicose e a leva toda para dentro das células (isso considerando que você não seja diabético) Aí o seu cérebro tem um boom de serotonina e você se sente bem enquanto isso...porém daqui a pouco o seu corpo absorve todo aquele açúcar e tcharaaam! Você quer mais! E por que?? Por dois motivos: Primeiro por que esse boom de serotonina vicia e segundo por que esse pico de glicose faz o seu corpo pedir mais açúcar rapidamente, após uma absorção ultra-rápida, pois causa uma desregulação na sua insulina. Resultado: Aquela velha culpa por ter comido um monte de açúcar e querer mais! E como que a gente resolve isso?? Simples! Existe um aminoácido chamado Triptofano que atua na produção da serotonina e é encontrado em um monte de alimentos saudáveis, por exemplo na banana. Além disso, as vitaminas do complexo B também atuam na produção deste neurotransmissor, portanto ao invés de uma gordice que vai resolver o problema apenas instantaneamente, que tal fazer uma comida de verdade que tenha estes nutrientes que espantam o mau humor, a depressão e ansiedade (em dias chuvosos e nos outros também). Que tal então uma receitinha para fazer com as crianças que além de promover uma atividade legal pros dias de chuva, ainda contém triptofano e vitaminas do complexo B?
Então, aí vai:
Muffim de banana, aveia e avelã













Ingredientes:
2 bananas maduras
2 ovos
1/2 xic. açúcar mascavo
1/4 xic. óleo de girassol
1 xícara de aveia em flocos finos
1/4 de xícara de avelãs trituradas
1/2 col. sopa de fermento
canela
forminhas de papel para cupcake e forma de assar para cupcake

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador as bananas, o açúcar mascavo e os ovos. Passe para uma tigela e misture a aveia, avelã, canela e fermento.
Arrume as forminhas de papel na assadeira e pré-aqueça o forno em 180°.
Arrume a massa nas forminhas com cuidado, usando uma colher de sopa e cuidando para não encher até a borda, pois o bolinho ainda vai crescer. Leve para assar até dourar. Asse por 20 minutos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário