terça-feira, 18 de outubro de 2016

Receita - Tirinhas empanadas de frango assadas



Olá queridos e queridas!! Vamos começar a semana com uma receitinha DELICIOSA e super, super, suuuuper fácil...e o melhor de tudo: Saudável!

Então, vamos aos...

Ingredientes:
  • 500g de filé de peito de frango cortado em tirinhas finas (pode ser substituído por tirinhas de proteína texturizada de soja, á venda em lojas de produtos naturais)
  • 2 colheres de sopa de gergelim
  • Temperos naturais á gosto (eu usei salsinha, cebolinha, manjerona, orégano e sálvia todo in natura, mas pode usar os secos tb!)
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sopa de nutritional yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de iogurte natural ou qualquer leite vegetal
  • Sal á gosto
  • 1 ovo caipira (pode substituir por linhaça ou chia hidratada
  • 1/2 xícara de farinha de rosca
  • 1/2 xícara de fibra de trigo
  • óleo de sua preferência para untar a assadeira

Modo de preparo:

Misture bem o ovo, o gergelim, os temperos, o alho, o nutritional yeast, o iogurte e o sal. Despeje sobre o frango. Misture a farinha de rosca com a fibra de trigo e vá adicionando aos poucos sobre o frango com os demais ingredientes até que a farinha cubra as tirinhas de frango. Coloque as tirinhas em uma assadeira untada e leve ao forno médio por cerca de 20 minutos ou até que o frango esteja assado. Sirva em seguida!




Viu só? fácil né? Quem fizer, vem aqui nos comentários contar pra gente como ficou! Aqui todo mundo aprovou!!

Então, é isso!! Espero que gostem...

Até a próxima com mais frutos de muito amor!

Ellen



Dica para fazer com as crianças em dias de chuva




Oi Gente!!!
Mais alguém em desespero aí com esses dias chuvosos e mudança de horário? Eu estou me vendo maluca com minhas duas picorruchas presas dentro de casa..Até a Gigi de 1 aninho vai pra porta e começa a gritar "passiáááá" hahahaha...Não sei vocês, mas eu morrooooo de vontade de comer uma gordice em dia de chuva!! (Sim, nutri tb curte uma gordice de vez em quando!! hahaha). Mas e por que será que temos este desejo tão grande de gordice nesses dias feios e cinzas? A resposta é: Neurotransmissores! Hein?? Que palavrão é esse Ellen?? Calma que eu explico! Todas as ações do nosso cérebro são comandadas através de impulsos químicos que são gerados a partir de substâncias chamadas de neurotransmissores, inclusive o bem estar. A sensação de bem estar é regulada por um neurotransmissor chamado de serotonina. Em dias cinzentos, nosso corpo tem dificuldade em liberar a serotonina e acabamos nos sentindo um pouco "pra baixo." Automaticamente e instintivamente vamos atrás de algo que possa nos auxiliar na liberação deste neurotransmissor e nosso corpo instintivamente sabe que carboidratos fazem isso...Ta aí o motivo pelo qual em dias de chuva sentimos tanta vontade de atacar uma panela de brigadeiro por exemplo. O problema é que quando consumimos essas gordices cheias de carboidratos refinados, estes carboidratos dão um boom de glicose na corrente sanguinea, aumentando rapidamente a insulina que vai lá e capta essa glicose e a leva toda para dentro das células (isso considerando que você não seja diabético) Aí o seu cérebro tem um boom de serotonina e você se sente bem enquanto isso...porém daqui a pouco o seu corpo absorve todo aquele açúcar e tcharaaam! Você quer mais! E por que?? Por dois motivos: Primeiro por que esse boom de serotonina vicia e segundo por que esse pico de glicose faz o seu corpo pedir mais açúcar rapidamente, após uma absorção ultra-rápida, pois causa uma desregulação na sua insulina. Resultado: Aquela velha culpa por ter comido um monte de açúcar e querer mais! E como que a gente resolve isso?? Simples! Existe um aminoácido chamado Triptofano que atua na produção da serotonina e é encontrado em um monte de alimentos saudáveis, por exemplo na banana. Além disso, as vitaminas do complexo B também atuam na produção deste neurotransmissor, portanto ao invés de uma gordice que vai resolver o problema apenas instantaneamente, que tal fazer uma comida de verdade que tenha estes nutrientes que espantam o mau humor, a depressão e ansiedade (em dias chuvosos e nos outros também). Que tal então uma receitinha para fazer com as crianças que além de promover uma atividade legal pros dias de chuva, ainda contém triptofano e vitaminas do complexo B?
Então, aí vai:
Muffim de banana, aveia e avelã













Ingredientes:
2 bananas maduras
2 ovos
1/2 xic. açúcar mascavo
1/4 xic. óleo de girassol
1 xícara de aveia em flocos finos
1/4 de xícara de avelãs trituradas
1/2 col. sopa de fermento
canela
forminhas de papel para cupcake e forma de assar para cupcake

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador as bananas, o açúcar mascavo e os ovos. Passe para uma tigela e misture a aveia, avelã, canela e fermento.
Arrume as forminhas de papel na assadeira e pré-aqueça o forno em 180°.
Arrume a massa nas forminhas com cuidado, usando uma colher de sopa e cuidando para não encher até a borda, pois o bolinho ainda vai crescer. Leve para assar até dourar. Asse por 20 minutos!

sábado, 8 de outubro de 2016

O Oxalato e a Beterraba...



Se tem um assunto que está na boca das mães e está alvoroçando os grupos de maternidade, o assunto é este! A bombástica revelação de que a beterraba é rica em oxalato, um composto químico mineral que pode vir a causar cálculos renais, além de dificultar a absorção do ferro. Todo mundo que cozinhava a beterraba no feijão e achava que estava melhorando o conteúdo de ferro do feijão, agora ouviu sobre o oxalato e tem até gente por aí falando que o feijão vira água (oi??) se for cozido com beterraba. Numa dessas, a pobre beterraba que antes era vista como o santo graal da anemia (que também não é pra tanto) agora anda sendo até demonizada nos grupos por que ela pode na verdade, causar mais anemia se não for consumida da forma correta. Alguns estudos apontam que o cálcio pode se ligar ás moléculas de oxalato, formando tipo de um complexo que seria eliminado pelas fezes ao invés de eliminar o oxalato pela urina o que aumenta os riscos de formação de cálculos renais (Lembrando que o risco é muito mais associado a uma baixa ingestão de água do que a alimentos ricos em oxalato). Pois bem...depois de saber esta do cálcio, uma boa estratégia seria consumir a beterraba e/ou outros alimentos ricos em oxalato, juntamente com alimentos ricos em cálcio, certo? Porém, precisamos levar em conta que o cálcio também atua dificultando a absorção de ferro. O que fazer então? Primeiro...cozinhar a beterraba em uma panela aberta ajudaria a eliminar o oxalato pelo vapor. Este já seria um primeiro passo. Segundo...Se comer um alimento rico em cálcio junto dificultaria a absorção do ferro, por que não então prepará-la com um alimento rico em cálcio que depois seria descartado com a água do cozimento? Exemplo: Cozinhar a beterraba em uma panela aberta com uma ou duas folhas de couve junto ou com umas duas colheres de gergelim triturado. O oxalato tem neste caso, duas vias de eliminação: o vapor e o alimento rico em cálcio. Terceiro: cozinhar a beterraba com o feijão, mantém o oxalato por que a panela de pressão é fechada, logo ele não poderia ser eliminado pelo vapor. Mas se você gosta de feijão com beterraba, não há problema algum em cozinhá-la como foi dito aí em cima, e depois misturá-la no feijão! Também, evite consumir a beterraba crua, pois neste caso, não há mesmo como eliminar o oxalato a não ser que você consuma alguma fonte de cálcio junto. Na verdade, o que eu sempre prego é o equilíbrio. Quer ver só... a beterraba contém: Fibras, Cálcio, Vitamina C, Fósforo, Manganês, Magnésio, Ferro, Potássio, Cobre, Zinco, Vitaminas do complexo B, além de antioxidantes como a betalaína, que auxiliam na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares. Sendo assim, não acho justo deixar de consumir um alimento com todas estas propriedades, apenas por causa de um fator anti-nutricional que pode ser corrigido e amenizado! Basta ter a informação correta! Sua saúde agradece.

Ellen Baaklini
Nutricionista Materno-Infantil