domingo, 13 de novembro de 2016

Alimentos Processados: O modo de preparo os torna mais saudáveis?



Feriadão, eu aqui na praia descansando com a família e pensando no que postar aqui no Blog que pudesse ser relevante para os meus seguidores. Então, assistindo a um programa de TV, o programa trouxe uma reportagem sobre mitos e verdades em relação a alimentos crus e cozidos/fritos. Ao falar dos alimentos fritos, a repórter questionou sobre os alimentos processados, se seria mais saudável consumí-los "fritos" em fritadeiras sem óleo, as famosas "air frier." A profissional que estava dando consultoria á reportagem disse que sim, que a maneira mais saudável de consumir estes alimentos, seria utilizando este método de cocção, nestas panelas especiais. Aqui eu gostaria de abrir um parêntese e dar a minha opinião sobre este assunto. Estas fritadeiras sem óleo, são realmente uma opção bastante saudável para "fritar" alimentos sem torna-los verdadeiras bombas de gordura e calorias. O grande problema está em "fritar" ou assar alimentos processados achando que isto os tornará mais saudáveis. Por exemplo, batatas pré-fritas congeladas, batata smile, onion rings congeladas, pastéis congelados, nuggets, hambúrgueres, etc... mesmo que sejam assados ou "fritos" em fritadeiras sem óleo, são alimentos altamente nocivos á saúde, pois carregam enormes quantidades de gorduras trans, sódio, conservantes, aromatizantes, dentre outros componentes que são muito piores do que o óleo em si. Portanto, a única maneira de comer uma fritura saudável é utilizando alimentos de verdade nas fritadeiras sem óleo, e não alimentos processados. E não há motivos para neuras!
  Todo mundo sabe que comer fritura todos os dias ou várias vezes na semana, é um hábito nocivo para a saúde, no entanto, a fritura pode fazer parte daquelas "jacadas" que todo mundo pode se permitir de vez em quando e não há motivo para sermos tão ortodoxos a ponto de demonizar a fritura. Como todas as outras coisas, precisamos ter equilíbrio ao consumir alimentos fritos. Portanto, se você gosta de comer fritura, minha dica é: Eventualmente, não há problema em consumir um alimento frito se você utilizar um óleo de boa qualidade e descarta-lo após, afinal, óleos reutilizados são cheios de gordura saturada e fazem bastante mal á saúde. Entre fazer uma fritura de um alimento de verdade em óleo novinho e "fritar" um alimento processado em uma fritadeira sem óleo, eu ainda prefiro a primeira opção. Dentre todas as opções, a pior sempre será consumir alimentos processados ou ultraprocessados. Sendo assim, antes de pensar em frito X não frito, pense em processado X In natura que a sua saúde com certeza vai sair ganhando!

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Um comentário: